Pesquisadores da Unicamp desenvolveram uma tecnologia capaz de converter dióxido de carbono (CO₂), um dos principais gases de efeito estufa, em metanol e outros combustíveis sintéticos. A inovação utiliza um catalisador baseado em magadiita, um mineral de sílica raro e altamente resistente, que aumenta a eficiência do processo e reduz as condições de temperatura e pressão normalmente exigidas pela indústria. Desenvolvida em parceria com a ExxonMobil e protegida por patente, a tecnologia pode ser aplicada na purificação do biogás e na captura de emissões industriais, transformando um resíduo em matéria-prima para a produção de combustíveis e insumos químicos de maior valor agregado. Foto: ANeto. Fonte: Inova Unicamp.