Relatório apresentado na Conferência de Santa Marta defende que a redução da dependência de petróleo, gás e carvão deixou de ser apenas uma questão climática e passou a integrar as estratégias de segurança energética, resiliência econômica e soberania dos países. O documento propõe maior alinhamento entre produtores e consumidores, redirecionamento de subsídios e novos fluxos comerciais para acelerar a transição energética, contribuindo para os debates que antecedem a COP30. Foto: Canva. Fonte: Eixos.