Petrobras, BNDES e Finep avançam em fundo para projetos de transição energética junho 24, 2026 Petrobras, BNDES e Finep formalizaram uma nova etapa na estruturação do Fundo de Investimento em Participações (FIP) voltado à transição energética e à descarbonização da economia. A assinatura simbólica ocorreu durante o Energy Summit, realizado no Rio de Janeiro. O fundo pretende apoiar startups, micro, pequenas e médias empresas de base tecnológica com atuação em áreas como biocombustíveis, captura e armazenamento de carbono, armazenamento de energia e descarbonização de operações. Os projetos deverão ser apresentados diretamente à Valetec, gestora responsável pela estruturação e administração do FIP. Segundo o superintendente da Área de Investimento e Mercado de Capitais da Finep, Claudio Di Gioia, a expectativa é que os primeiros investimentos sejam realizados ainda em 2026, ampliando o apoio à inovação e ao desenvolvimento de soluções voltadas à economia de baixo carbono. Foto: Canva. Fonte: Broadcast.
Brasil é rico em minerais essenciais para transição energética, mas enfrenta conflitos agosto 18, 2024